Dor é um processo natural pelo qual passamos depois de uma grande perda. Apesar desse processo ser dicífil e doloroso, ele não tem que nos imobilizar. Podemos aprender a ser pacientes com nós mesmos e com outros durante períodos de imensa dor através de uma melhor compreensão do que estamos passando.
O que você deve antecipar enquanto lida com imensa dor? Como você vai reagir? Você se sente tenso? Lembre-se que o choro é uma liberação saudável de tensão. Reprimir o choro é difícil e apenas adia essa explosão de sentimentos, causando uma erupção de uma forma que não esperamos. Você também pode sofrer de perda de apetite, falta de sono, dificuldade de concentração e fatiga. Álcool e drogas apenas disfarçam e adiam o processo, então considere evitá-los durante esse período. Também é sábio não fazer grandes decisões ou assumir novas responsabilidades até que a sua dor tenha passado.
Muitas pessoas sentem uma grande variedade de reações durante esse processo de conformação. Se sua dor é especialmente intensa, você pode até perder interesse na própria vida. Para proteger-se contra um longo período de depressão como resultado dessa dor, é de grande importância descobrir propósito e esperança além de si mesmo. Com o tempo, seu sentido de propósito vai retornar à medida que a dor fica menos intensa.
Talvez você também se sente culpado e se pergunta “e se”. Aprender a se perdoar e perdoar outras pessoas é um fator muito importante para superar esses pensamentos. Raiva deve ser expressada e compartilhada de uma maneira saudável e apropriada.
Ao lidar com dor, é inevitável estar muito vulnerável. Você vai ver que dor cria mudanças em quase todas as fases da vida, incluindo na estrutura social. Essa dor pode redefinir o passado, mas, com o tempo, pode até abrir portas para o futuro.