AUTOESTIMA- Um ser saudável
Muitas pessoas gastam sua vida andando para frente, porém, olhando para trás. Para aquilo que lhe fizeram que doeu muito. Muitas destas, jamais procuram livrar-se das feridas, não aprendem a identificar, ou nem conseguem confessar tais sentimentos. Assim sendo, acumulam amargura, medo, auto-imagem negativa, raiva, culpa e muitos outros sentimentos negativos que só lhe fazem mal. Acabamos ficando entulhados de tantos maus sentimentos. E como resolver? Precisamos aprender a confessar para Deus nossas dores, desentulhar, abrindo o coração para alguém com quem nos sentimos à vontade para fazê-lo.
A autoestima é o modo como cada ser se valoriza. A baixa autoestima (sentimentos ruins e que a condenam) são pesos que mantêm os cristãos sob condenação e os tornam menos do que aquilo que Deus pretende para eles. Os cristãos devem combater esses sentimentos de inferioridade. Hb 12.1.
A autoestima adequada para um seguidor de Cristo é uma questão de reconhecer a si mesmo e confrontar sua humanidade, incluindo a tendência ao pecado, o desgarrar-se (1ª Pe 2.2). É também uma questão de aceitar a obra de Jesus na cruz – a graça que cobre uma multidão de pecados. O processo de compreensão do cuidado infinito de Deus por alguém – com suas forças e fraquezas únicas – dá perspectiva à sua autoestima. O Sl 139 expressa a maravilha de ser criado por Deus de forma única e o profundo cuidado de sua presença em todo tempo. Jesus descreve carinhosamente, seu amor por seus filhos ( Mt 6.25-34 ).
Alguns pré-requisitos para uma autoestima saudável:
1) Reconheça a necessidade de um salvador (Is 53.6).
2) Aceite estar no Amado (Ef 1.6;Rm 8.1).
3) Avance no plano de Deus para sua vida (Fl 3.13,14).
4) Tenha uma visão realista de si mesma (Rm 12.3).
5) Evite se comparar com outras pessoas (2 Co 10.12).
Características de alguém que possui uma autoestima saudável:
1) Descansa sob a propriedade de Deus (1 Co 3.16).
2) Submete-se a ser feitura de Deus (Ef 2.10).
3) Aprecia as diferenças de outras pessoas (1 Co 12.1-31).
4) Dispõe-se a correr riscos, dar passos de fé (Et 4.13-16).
Deus não atribui valor ao ser humano como nós. Ele olha para o coração, enquanto temos a tendência de olhar a aparência exterior (1 Sm16.7; 1Pe 3.3-4). O cerne de uma autoestima saudável é reconhecer que nosso ser deve ser visto como criado para glória de Deus. Podemos mais precisamente dizer que dentro de cada cristão deve haver um Deus-estima, que aceita sua condição de vida, qualquer que seja ela. Devemos estar dispostos a transformar fraquezas sempre que possível – e quando não for, devemos procurar oportunidades para que Deus seja glorificado até mesmo em nossos fracassos e sofrimentos. Deus não comete erros e nunca termina sua obra em nós, à medida que continua a nos aperfeiçoar e edificar, ajudando cada mulher a alcançar seu potencial máximo (1Pe 5.10).
Negativas podem ser transformadas em afirmativas, e tragédias em triunfos, com o toque do Salvador.
Auto-Rejeição ou Auto-Aceitação
A vergonha causa auto-rejeição e, em algumas situações auto-aversão. Em casos mais extremos, isso pode até mesmo devolver o auto-abuso, incluindo a automutilação. Há pessoas que tem cicatrizes no corpo por terem se cortado ou se queimado ou mordido a si mesmas, assim como hematomas por terem batido ou ferido a si mesmas, e partes calvas na cabeça por arrancarem o próprio cabelo. Algumas pessoas se ferem como uma forma de punição. Outras se comportam de maneira detestável porque dessa forma serão rejeitadas. Já que elas rejeitam a si mesmas, estão convencidas de que outros também a rejeitarão, assim manifestam comportamento de acordo com aquilo que pensam de si mesmas. Será este o seu caso?
Você não conseguirá ir além da sua própria opinião a respeito de si mesmo, não importa quantas coisas boas Deus possa dizer a seu respeito em Sua Palavra. A despeito dos maravilhosos planos que Deus possa ter para sua vida, nenhum deles virá a se concretizar sem que você faça a sua parte, cooperando com Deus.
Você precisa acreditar no que Deus diz. Aceite a opinião de Deus a seu respeito.
Olhe-se no espelho agora!
Que mulher é esta que Você vê? me conte…