A intimidade sexual do casal é geralmente interrompida pela morte de um filho. A maioria dos homens geralmente querem voltar rapidamente a vida sexual, às vezes dentro de uma semana, é como se eles buscasse no sexo o conforto e a fuga da dor. No entanto, existem alguns homens que perdem o interesse pelo sexo e, geralmente isso ocorre pelo sentimento de impotência de não ter conseguido proteger seu filho da morte. Ele então se sentem inútil e inadequado o que na cabeça deles equivale a ser incapaz de funcionar sexualmente.
Já para as mulheres a dor da perda costuma deixar-las sexualmente anestesiadas, desinteressado em sexo, e basicamente, incapaz de responder a qualquer estimulo sexual.Elas sentem que não deve se envolver em qualquer coisa prazerosa, pois seu filho está morto. Muitas vezes elas têm um medo de uma gravidez. Suas memórias se misturam com o nascimento do filho que morreu e essa fusão de sentimentos parece ser incompatível com o sexo.
Geralmente as mulheres tendem a ligar o sexo os sentimentos em relação ao seu marido e como as coisas estão indo no relacionamento. Elas precisam sentir-se bem, bonitas, atraentes e seguras com o seu parceiro e como seu próprio corpo ,alem de estarem bem psicologicamente ,livre de toda preocupação para conseguir desfrutar livremente do sexo.
Esse ajuste na vida sexual depois da perda pode levar um tempo sendo necessário esperar até que ambos estejam prontos. É importante o casal conversar sobre relacionamento sexual, isso ajudará a cada um entender como o outro está se sentindo. Os casais precisam aceitar e respeitar suas diferenças e dar ao seu cônjuge o benefício da dúvida. Com o tempo, a relação sexual é retomado na maioria dos casos.
Certamente aqueles casais que tinham uma relação sexual saudável antes da morte do filho retornará mais rapidamente a ter uma vida sexual.Em muitas casos,naqueles momentos quando o casal está na cama chorando abraçados ,trocando carinhos,cuidando um do outro,o sexo acaba acontecendo naturalmente.
Uma outra maneira que pode ajudar muito ao casal retomar a vida sexual e quebrar esse gelo,seria viajarem para algum lugar onde eles não conhecessem ninguém,assim poderiam passear, ir a praia,restaurantes,sem medo de que alguém possam encontrar-los e juga-los de alguma forma.Certamente ao voltarem dessa nova lua de mel,a barreira mental já não existirá e a vida sexual do casal voltará a fazer parte da “rotina”.