O que NUNCA-deve ser dito a uma mãe que perdeu um filho

 

  • “Será que você. . .?-  “Na tentativa de  querer encontrar a causa da morte, você está insinuando que o mãe ou o pai fez algo errado ou prejudicial que contribuiu com morte do filho.
  •  “Bem, você ainda é jovem. Você sempre pode ter outro bebê. “Isso faz parecer que um outro filho  pode simplesmente substituir o que morreu, como um peixinho de estimação. Isso é o equivalente a dizer, “Mais sorte da próxima.” O  nosso filho que morreu  é especial e nunca será esquecido ou substituído. Pergunte a você mesmo como se sentiria se você perdesse o seu cônjuge e alguém dissesse: “Isso é muito difícil. Mas,por outro lado, há muitas outras mulheres / homens lá fora, e você certamente vai se casar novamente. “

  •  “Pelo menos. . . Pelo menos seu filho não sofreu “ou” Pelo menos você ainda tem seus outros filhos “nega a validade da nossa dor,pois um filho nunca substitui o outro.

  •  “Eu posso imaginar (ou saber) como você se sente.” Se você não perdeu um filho, você não pode possivelmente saber como nos sentimos.”
  • “É uma bênção disfarçada.” Você pode pensar que  está  nos confortando  insinuando que o nosso filho que morreu, poderia ter deformações ou outros problemas médicos,ou até mesmo que Deus levou pra que ele não nos desse  problemas no futuro,como por exemplo usar drogas, homossexualidade,se envolver com crimes e tantas outras coisas. Não importa suas motivações, este  é um comentário que não vai nos reconfortar pois é com se dissesse que um filho só é valioso quando se é  perfeito e nunca trás problemas,mas,sabemos que não é bem assim, independeste de qualquer coisa,um filho é sempre precioso.

  •  “Graças a Deus não não foi uma gravidez completa.” O espírito humano não tem “tamanho.” Somos criados à imagem e semelhança de Deus  desde da concepção – independentemente do tamanho ou capacidades do corpo e da mente.

  • Nossa, eu sei – eu estou  também passando por um momento difícil .” A última coisa que nós precisamos ouvir nesse momento de desespero e dor  é a respeito dos seus  problemas – a menos que alguém que você ama tenha morrido, também. No entanto, não  compare a perda de um filho com a perda de um pai, um cônjuge ou um animal de estimação. A morte de um filho  é diferente de outras perdas e deve ser visto separadamente.

  •  “Bem, você precisa esquecer  e seguir em frente .” Quando perdemos um filho,nos tornamos  pessoas diferentes, com novos pensamentos, sonhos, aspirações, valores e crenças. Perder um filho muda irrevogavelmente a nossa vida. Nós nunca    mais seremos os mesmo e nem gostaríamos que fossemos.Nos der tempo e  se nos ama tenha paciência com nossa dor.

  • “Deus não te dar  mais do que  você pode suportar.” Esqueça suas frase feitas,nós odiamos a ideia que somos capazes de suportar a morte de um filho,além disso ainda nos faz pensar que temos alguma culpa,que esse é um “castigo” de Deus.
  •  “É, provavelmente, foi melhor assim.” Dizendo isso ,você pode nos levar a loucura tentando entender o  impossível. Como a perda de um filho amado de alguma forma pode ser  “o melhor?”
  • “Se precisar de alguma coisa é só falar.” Você até parece  disposto  ajudar,mas ,assim parece vago e deixa em nós ainda a carga de ter que pedi ajuda.Nesse momento,normalmente agente não sabe o precisa,olhe a nossa volta e veja o que você  pode fazer,talvez ajudar na organização da casa, levar  as crianças na escola, cozinhar,enfim se você realmente estiver disposto a ajudar vai encontrar muitas formas de fazer isso.Em um momento como esse qualquer ajuda será muito apreciada.Mas,faça por amor e  não fique chateado se nós não dermos o reconhecimento que você gostaria de receber,as vezes nos leva muito tempo até que possamos voltar à aqueles primeiros dias e ver tudo que foi feito por nós.De qualquer forma temos certeza que vida de alguma forma te recompensará por isso.
  • “Deus precisava de um outro anjo em seu coro celestial” ou “Deus precisava de uma outro flor em seu jardim. “Você realmente acredita nisso?…nem nós… Isso não tem a menor fundação  bíblica. E se você não tem nada de bom,real e verdadeiro pra nos dizer, simplesmente nos abrace,um abraço muitas vezes vale por milhares de palavras.

 

 

 

 

 

 


Cassia Cohen -Editora Chefe
Em 1º de abril de 2011 Cassia teve gêmeos,Christopher e Oliver.No dia 06 ,Oliver,o caçulinha faleceu devido a complicações de uma infecção intestinal(enterocolite necrosante ).Em 06 de abril de 2012,um ano depois da partida do seu filho,a revista eletrônica foi lançada. Cassia é Piauiense, mora na Flórida-EUA com seu marido,Stuie e seus filhos Vick e Chris.
http://mulheresferidasquevoam.com

2 thoughts on “O que NUNCA-deve ser dito a uma mãe que perdeu um filho

Oi Meninas...e então o que vocês acharam?...comentem

Top
CLOSE
CLOSE