Como escrever uma carta de pêsames

Um cartão de pesames pode ser uma grande fonte de conforto para alguém que está sofrendo a perda de um e filho. É uma maneira simples de deixar essa pessoa saber que eles estão em seus pensamentos nesse momento do que passam pelo difícil processo de tristeza e luto.


Acabei de dizer simples? Encontrar as palavras certas para dizer nem sempre é uma tarefa simples, mas o que o seu tempo e energia vai te ajudar. Afinal qualquer um pode pegar um cartão,desse que compramos nas loja e enviar pra uma família sofrida. Isso é um gesto simpático e valido,mas, escrever palavras de sentimentos vindo do seu coração que são específicos para a pessoa será muito mais valorizado. Estas palavras pessoais e sinceras de pêsames vai servir como um tributo ao filho falecido e de conforto a família enlutada

A carta de pêsames, deve ser escrito e enviado imediatamente ou seja dentro das primeiras duas semanas após a perda. Se possível, a mão em vez de digitar no computador. Se você quiser usar um cartão de loja comprado, escreva uma nota pessoal e coloque dentro do cartão.

 Escreva a carta com a sua “própria voz”, ou seja, da maneira que você normalmente fala com a pessoa,de acordo com a sua intimidade com ela. Não há razão para ser “chique” e tentar chegar a um poema ou verso, a menos que seja assim que você normalmente fale ou que  você seja um escritor profissional.

Use essas dicas para escrever

  • Reconheça perda e referi-se a pessoa que morreu  pelo nome(Estou profundamento triste com a morte do sua filha Mariana…)
  • Expressar seus sentimentos.(Eu sei o quanto esse momento é dificil…)
  • Mencionar alguma qualidade especial da pessoa que morreu que vinher à sua mente.(Ele era sempre tão doce e gentil…)
  • Inclua a lembrança favorita que voce tenha da pessoa que morreu(…lembro perfeitamente daquele dia  em que ele aprendeu a andar de bicicleta)
  • Lembre a pessoa que esta de luto de suas forças e qualidades especiais.(Sei que você é forte e tem o dom pintar,assim poderá um dia fazer lindas peças para lembrar dele)
  • Ofereça ajuda, mas de forma específica. Em vez de “Me avise se eu puder ajudar com alguma coisa”, fale algo como “Posso levar seus filhos na escola” qualquer outra coisa que voce poder fazer pra ajudar.

Termine a carta com uma palavra  de força, esperança, ou expressão de cumplicidade,como por exemplo, “Você está em meus pensamentos e oração” ou “Que a paz de Deus esteja com voces.” 

Viram que como é fácil demostrar amor e cuidado com uma família que perde um filho?

Cassia Cohen -Editora Chefe
Em 1º de abril de 2011 Cassia teve gêmeos,Christopher e Oliver.No dia 06 ,Oliver,o caçulinha faleceu devido a complicações de uma infecção intestinal(enterocolite necrosante ).Em 06 de abril de 2012,um ano depois da partida do seu filho,a revista eletrônica foi lançada. Cassia é Piauiense, mora na Flórida-EUA com seu marido,Stuie e seus filhos Vick e Chris.
http://mulheresferidasquevoam.com

Oi Meninas...e então o que vocês acharam?...comentem

Top
CLOSE
CLOSE